quarta-feira, maio 12, 2004

HOJE É DIA MUNDIAL DA FIBROMIALGIA

Fibromialgia afecta 200 mil portugueses
Pelo menos 200 mil portugueses sofrem de fibromialgia, uma doença crónica nos músculos e nos ossos cujo dia mundial é hoje assinalado. A doença tornou-se mais conhecida quando personalidades públicas se assumiram como doentes.



O Dia Mundial da Fibromialgia foi assinalado, em 2003, com o lançamento da Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndroma da Fadiga Crónica (Myos).

Um ano depois, segundo a vice-presidente da associação, Maria João Freire, o trabalho desenvolvido pela Myos ajudou os doentes a serem devidamente encaminhados para os serviços de saúde adequados.

Duas personalidades mediáticas, a mulher do primeiro-ministro, Margarida Sousa Uva, e a jornalista Maria Elisa Domingues tornaram pública uma doença que, até então, era pouco conhecida, apesar de afectar cerca de 200 mil pessoas em Portugal.

A fibromialgia é uma doença crónica que afecta o sistema musculo-esqueléctico, surge frequentemente entre os 30 e os 50 anos embora, segundo Maria João Freire, estejam a aparecer muitos doentes em faixas etárias mais jovens.

Entre os principais sintomas contam-se as dores musculares e articulares, fadiga crónica, insónias, dores de cabeça, dormência e formigueiros nas extremidades do corpo.

2 Comments:

At 10:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boa!

 
At 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na verdade parece que a fibromialgia afinal tem cura segundo o site: http://fibromialgia.no.sapo.pt

 

Enviar um comentário

<< Home