sexta-feira, fevereiro 27, 2004

PAIXÕES

O novo Filme de Mel Gibson, um filme que tem tanto de controvérsia quanto de fascinante:


A PAIXAO DE JESUS CRISTO" é uma descrição realista das últimas 12 horas da vida de Jesus Cristo
Por volta do ano 30 D.C, um obscuro carpinteiro judeu chamado Jesus de Nazaré começou a pregar em público e a proclamar, na província romana da Palestina, a vinda de um "Reino de Deus". Durante séculos, o povo judeu esperava a vinda prometida de um redentor conhecido como o Messias - um personagem que restauraria a sua antiga dignidade e que libertaria a sua pátria sagrada de todos os males e desesperos. Muitos acharam que Jesus era esse Messias. Além de doze discípulos que constituiam seu grupo mais íntimo, Jesus começou a atrair um grande séquito proveniente das classes populares da Galiléia e Judéia, que o aclamaram como seu Messias e rei. Entretanto, Jesus tinha também numerosos inimigos em Jerusalém. O Sinédrio, um órgão executivo composto dos principais sacerdotes judeus e de membros do grupo dos fariseus, conspiravam para matá-lo.

Com a ajuda de Judas Iscariotes, um membro do círculo mais íntimo de Jesus, o Sinédrio conseguiu prender Jesus, entregando-o para as autoridades civis romanas com a acusação insubstanciada de traição contra Roma. Apesar de Jesus afirmar consistentemente que seu Reino era um do tipo celestial e espiritual, o procurador Romano Pôncio Pilatos, temendo a possibilidade de uma revolta popular, ordenou que Jesus fosse levado para fora da cidade e crucificado como um criminoso comum

BOA

No meio de um julgamento, confirma o Juiz:
- Então o senhor chegou à casa mais cedo e encontrou sua
mulher na cama com outro homem ???
- Correto, meritíssimo
diz o réu de cabeça baixa.

Então, continua o juiz:
- O senhor pegou na sua arma e deu um tiro na sua mulher,
matando-a na hora ???
- Correto, meritíssimo
repete o réu.
- E por que o senhor atirou nela e não no amante dela ???

O réu responde:
- Senhor Juiz.... Me parece mais sensato matar uma mulher
uma única vez, do que um homem diferente todos os dias.

Os Capitães

Outro. Obrigado Marques. Até que eu hoje estou sem inspiração.

Com uma agradável surpresa, reecontrei um grande amigo há uma semana atrás. Conversa puxa conversa, aqueles temas do costume (gajas), chegámos ao hobbie do Flávio, a sua banda de nome "Capitães". Foi a primeira vez que ouvi falar deles e achei por bem dar mais uma ajuda na sua caminhada para, quem sabe, o sucesso. Já têm um cd lançado mas para mais saberem o melhor é irem ao site deles: www.capitaes.net . Disfrutem e abusem do site pois está giro. Bom fim de semana.... ai ui.... Vivó Benfica...................

Os homens vão para a guerra!

Mais uma colaboração do meu amigo Marques da Lomba:

Amanhã, dia 28 de fevereiro, um grupo de homens de Miranda do Corvo vão para a guerra. Mais concretamente para o Cadaval. Este grupo de homens vão apetrechados de armas semi-automaticas em que cada uma leva cartuchos de 100 balas, vão bem disfarçados pois os inimigos serão muito cruéis. Esta guerra será muito sangrenta, terá sangue vermelho, amarelo, verde. Esperemos é que não chova, pois não estamos para levar tiros de paintball e chuva ao mesmo tempo. Vai ser um dia muito divertido.. Apareçam.

POIS É...

O ex-casapiano Pedro Namora acusou, esta quinta-feira à noite, o ex-Presidente da República Mário Soares de ser uma das personalidades que tem contribuído para o denegrir da investigação do Ministério Público relativamente ao processo de pedofilia da Casa Pia. As acusações ao ex-líder e fundador do PS foram feitas em declarações à SIC.

Segundo Namora, Mário Soares tem, com as suas críticas em momentos concretos do processo, contribuído para descredibilizar da acusação, agindo numa «acção concertada» com várias outras personalidades, todas com esse mesmo objectivo.
Na opinião deste casapiano, estas acções e declarações visam igualmente descredibilizar as testemunhas de acusação.

$#%

MAIS UMA!!

O ex-casapiano Pedro Namora acusou, esta quinta-feira à noite, o ex-Presidente da República Mário Soares de ser uma das personalidades que tem contribuído para o denegrir da investigação do Ministério Público relativamente ao processo de pedofilia da Casa Pia. As acusações ao ex-líder e fundador do PS foram feitas em declarações à SIC.

Segundo Namora, Mário Soares tem, com as suas críticas em momentos concretos do processo, contribuído para descredibilizar da acusação, agindo numa «acção concertada» com várias outras personalidades, todas com esse mesmo objectivo.
Na opinião deste casapiano, estas acções e declarações visam igualmente descredibilizar as testemunhas de acusação.

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

ELES SÃO JUSTOS??!!

então e as penas de morte a inocentes?
E os prisioneiros de "guerra"?

Washington critica sistema judicial português
Num relatório divulgado esta quinta-feira, o Departamento de Estado norte-americano diz que há excesso de presos preventivos em Portugal, e que a taxa de prisão preventiva muito elevada. Washington criticou também a lentidão do sistema judicial português
.

O relatório começa por analisar o respeito pela integridade e liberdade pessoais. Neste capítulo, o documento aponta a actuação das forças policiais portuguesas.

Segundo o relatório não são conhecidos registos de mortes políticas, no entanto refere que três pessoas foram mortas por agentes da autoridade, casos que desencadearam processo disciplinares contra os agentes envolvidos nos incidentes.

Ao longo do texto é ainda destacado os maus tratos nas prisões portuguesas. O Departamento de Estado norte-americano salienta o facto de existirem alguns depoimentos de abuso de poder. Oficialmente registaram-se 320 casos durante 2002.

Dos processos disciplinares instaurados, a maioria, destaca o documento, acabou por não dar em nada por falta de provas.

Prisões sem condições

No que diz respeito às prisões, o texto descreve condições pobres, num meio caracterizado por sobrelotação, violência, droga, falta de condições de higiene e saúde, e maus tratos por parte dos guardas prisionais.

Quanto à prisão preventiva, os números revelam que mais de 27 por cento da população prisional está nesse regime, uma taxa que segundo o documento é elevada para um país onde este tipo de prisão é demasiado longa.

No capítulo do sistema judicial, o Departamento de Estado norte-americano destaca o caso Casa Pia. De acordo com este relatório, o caso de alegada pedofilia veio mostrar algumas fragilidades do sistema, nomeadamente o excesso de burocracia que entope os tribunais, resultando numa ineficiente utilização dos mesmos.

A relutância dos agentes da Justiça em aceitar novas leis é também sublinhada no documento, bem como a pouca utilização de novas tecnologias.

De resto, o relatório descreve Portugal como um país onde são respeitados os direitos de liberdade, imprensa, religião e associação.

O problema da imigração ilegal

O documento termina com dados sobre a imigração ilegal. Portugal é uma das portas de entrada de crianças africanas que são depois distribuídas pela Europa.

A nível interno, o país foi assaltado por redes mafiosas, sobretudo vindas da Europa de Leste, que a troco de algum dinheiro trazem trabalhadores ilegais, que são depois alvo de exploração nos locais de trabalho.

A maioria destes imigrantes, cerca de 80 por cento, entrou no país como turistas, ou como passaportes falsos emitidos por embaixadas estrangeiras.

LOMBAS DOENTES

É preciso ter cuidado com as nossas queridas lombas, parece que elas padecem de uma doença grave; vejam lá que ainda agora nasceram e já estão a ser sujeitas a intervenção cirurgica.

LUISINHA

Olá Margarida!

Cumprimentos deste amigo.
beijinhos para a minha Luisinha.

SERÁ QUE VEM ALGUM PARA MIM?

Espanhóis vão comercializar Cadillac e Corvette em Portugal

O grupo automóvel espanhol Bergé garantiu, esta semana, os direitos de comercialização das marcas norte-americanas Caddillac e Corvette para a Península Ibérica e, nomeadamente, para Portugal. A notícia foi confirmada ao Diário Digital por fonte do grupo automóvel espanhol, que promete vir a instalar no nosso país «dois a três concessionários», o primeiro dos quais a abrir, possivelmente, ainda em 2004.

O director de comunicação do grupo espanhol, Alfonso Aguilar, revelou que o objectivo passa, em princípio, por abrir «apenas dois ou três concessionários em Portugal», que ficarão responsáveis pela comercialização das duas marcas, localizados «em Lisboa, Porto e numa outra cidade ainda a definir».
Quanto à data de abertura destes pontos de venda e assistência, Alfonso Aguilar preferiu não fixar prazos, embora assuma que «gostaríamos que fosse já em 2004. No entanto, ainda é cedo para dizer se será ainda este ano ou no próximo.

O acordo entre o Grupo Bergé e a General Motors foi conseguido já esta semana, dando lugar ao nascimento da Cadillac Ibérica, empresa com a responsabilidade de comercializar, em Portugal, Espanha e Andorra, duas das marcas de luxo do universo Gma, a Cadillac e a Corvette, esta última até há pouco incluída na Chevrolet.

Para além destas duas marcas, o grupo espanhol já havia garantido os direitos de comercialização, para o nosso país, da sul-coreana Kia, na sequência de um acordo com o grupo automóvel português Cimpomóvel

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

VISITA

hoje recebi a visita da minha amiga Paula

O PDI

No passado fim de semana, época de diversão por natureza, um amigo nosso, recebeu em sua casa a sua namorada, a afilhada desta de 9 anos e a sua mãe.
As três mulheres, ainda na flor da idade, quiseram ir ao baile de Carnaval que teve lugar num salão de uma colectividade da minha terra.
Este nosso amigo, que embora ainda na flor da idade (perto dos 40), acabou por ficar em casa e adormecer no sofá e esqueceu-se de ir ter com as suas donzelas ao baile; nem deu pela sua entrada em casa.
No dia seguinte ficou a saber que este parece que é um mal comum a muitos homens (a acomodação), pois não é que nesse baile havia mais mulheres que também se viram obrigadas a ir sózinhas.
Conclusão: os homens gostam de sair à noite (o nosso amigo gosta) mas sem a companhia das suas companheiras. Quando elas saem nós preferimos ficar em casa. Porque?! ...

PARABENS PROVETA!

À atenção dos pais que não são férteis:

Carlos Miguel Mondim Saleiro, que nasceu às 13:30 do dia 25 de Fevereiro de 1986 no Hospital de Santa Maria, é, hoje, um jovem de 18 anos jogador de futebol da Equipa B do Sporting, actuando como «ponta-de-lança».

O primeiro bebé-proveta nascido em Portugal, espera, no entanto, ser conhecido pelos brilharetes que faz no desporto rei e não por ser um marco na história da ciência portuguesa.

O método de fertilização «in vitro» foi utilizado em 1978 pela equipa chefiado por Robert Edwards, na Bourn Hall Clinic, em Cambridge. Actualmente este método continua a ser utilizado, em situações simples como nos casos do bloqueamento das trompas de Falópio.

Na altura este processo de Mary Louise Brown, o primeiro bebê de proveta da história oito anos antes do português, foi revolucionário sendo, pouco tempo antes, assunto do domínio da ficção.

O método consiste em retirar o óvulo do ovário da mulher, antes da libertação para as trompas e fecundá-lo com o esperma doado pelo homem numa proveta. Após a fecundação, o embrião é implantado no útero da mãe. A gestação decorre normalmente durante nove meses.

Portugal é o único país da Europa que neste momento não tem uma definição legal da prática de técnicas da medicina assistida. Falta, nomeadamente, a capacidade de decisão política.

CARNAVAL NA MADEIRA

Olá pessoal, afinal o carnaval leva uma luz vermelha. Mais uma vez o nosso benfica pregou-nos uma partida. O Camacho, por sinal pregou umas tantas em alterar quase por completo a equipa. Enfim, é este o Carnaval que temos de aguentar.... Vivó Benfica e que ganhe na quinta-feira que vem!

um abraço

Marques da Lomba

segunda-feira, fevereiro 23, 2004

O TEMPO É FIXE

CARNAVALADAS

Asisisti ontem ao "cortejo" de Carnaval na minha terra.
Para além de um maior cuidado na elaboração dos carros alegóricos (graças, talvez, à boa contribuição da Câmara Municipal para cada carro - 250 € ), nota-se que a nossa imaginação está como a nossa economia; sem capacidade para novas ideias. Os temas são de uma maneira geral dois; a guerra com um concelho vizinho sobre a genuinidade da chanfana e as lombas com que o executivo camarário resolveu presentear os arruamentos da vila.

ZANGARAM-SE AS COMADRES?

Bom, só agora tive disponibilidade de rede para regressar ao vosso convivio. deixo-vos um retrato da nossa sociedade que recolhi do diário digital.

Herman José considera Carlos Cruz mau colega e mau carácter

O conhecido humorista Herman José terá feito um depoimento arrasador sobre Carlos Cruz, outro dos arguidos no processo de pedofilia da Casa Pia. Chamado a prestar declarações no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), Herman terá descrito Cruz, segundo a edição do Correio da Manhã (CM) desta segnda-feira, como não sendo de confiar, com mau carácter e mau colega.


Segundo o CM, Herman terá proferido esta avaliação em declarações às procuradoras Paula Soares e Cristina Faleiro, recordando uma conversa que teve com Emídio Rangel, ex-director da SIC, e Manuel da Fonseca, actual director de programas do mesmo canal de televisão.
Herman José terá explicado ainda às procuradores que a sua animosidade para com Carlos Cruz terá tido origem em 1985, quando o apresentador convidou o humorista para substituir Carlos Miguel nas participações humorísticas no programa «1, 2, 3».

Segundo Herman, para além das rábulas serem pobres, também o seu guarda-roupa era modesto, para além de ter sido desconsiderado por Cruz, relativamente a Raúl Solnado,

De acordo com o CM, o humorista garantiu que nunca foi amigo do apresentador, recordando que a única coisa que o levou a defendê-lo com tanta convicção foi o facto de não acreditar que Carlos Cruz pudesse ser pedófilo ou tivesse qualquer falha que pudesse indiciar algum comportamento criminoso.