sexta-feira, março 05, 2004

RUI COSTA

do MARQUES DA LOMBA
Olá pessoal, como já devem ter visto eu sou benfiquista. Mas já ando cansado de ouvir falar que o Rui Costa vem para o Benfica e depois já não vem. Hoje, mais uma vez, é capa de um jornal diario desportivo o jogador do Milan Rui Costa. O coitado do rapaz deve andar sempre a por gelo nas orelhas pois aqui em Portugal não se fala noutra coisa senão no moço. Mas porque raio é que não fazem as coisas pela calada, vejam o caso FCP, e apresentam o jogador logo.. Que coisa, há situações que me enervam e esta é uma delas.... Vivó Benfica!!!

HOSPITAL SEM AGULHA

Por não existir uma agulha para aplicar uma anestesia peribulbar, foi suspensa e adiada uma cirurgia às cataratas no Hospital de Santarém, quando a equipa médica estava pronta e o doente deitado na marquesa do bloco operatório.

O caso ocorreu há 10 dias e o azarado doente, que pediu o anonimato, é um homem de 69 anos, que já se encontrava a soro e sob efeito de um calmante, após três anos na lista de espera.

quinta-feira, março 04, 2004

Los coches del Euro 2004

do Marques da Lomba:

Ora aqui vai mais um vergonha para Portugal. Foi grande o espanto de milhares de adeptos que assistiram à chegada dos altos dignitários da sociedade Euro 2004 ao Estádio do Dragão, aquando do jogo FC Porto-Manchester United. Os senhores que mandam no Campeonato Europeu de Futebol, que decorrerá entre Junho e Julho em Portugal, vinham todos em carros com matrícula... espanhola! O facto não passou despercebido, nem aos adeptos nem, muito menos, aos dirigentes do futebol nacional, que imediatamente se questionaram por que a Sociedade Euro 2004 usaria carros espanhóis. Não existiriam, em Portugal, carros suficientes para que os nossos lusos representantes chegassem, pelo menos, em automóveis com matrículas portuguesas? Só mesmo em Portugal para isto acontecer!

quarta-feira, março 03, 2004

"Processo Casa Pia" - - - As provas do NAMORA

Ex-casapiano descreve declarações de Mário Soares sobre o processo Casa Pia

O ex-casapiano Pedro Namora acusou publicamente Mário Soares de tentar desacreditar o processo Casa Pia. O ex-presidente da república reagiu e acusou-o de querer «ser uma vedeta». Mário Soares exigiu ainda provas das acusações. Esta quarta-feira, numa notícia divulgada pelo diário Correio da Manhã, Pedro Namora enumera as intervenções do líder histórico do Partido Socialista.

Em declarações ao jornal, o ex-casapiano reafirma as acusações que fez e descreve as declarações de Mário Soares, indicando as respectivas datas:

Maio de 2003: «Mário Soares vai à sede do PS e manifesta publicamente solidariedade a Paulo Pedroso e Ferro Rodrigues».

8 de Junho de 2003: «Dá uma entrevista à Antena 1, que é citada pelo jornal Público, onde faz críticas à investigação, referindo um eventual envolvimento dos Serviços Secretos e fala da existência de escutas privadas nas investigações do caso de pedofilia. Manifesta-se convencido da inocência de Paulo Pedroso e reafirma solidariedade com Ferro Rodrigues. Além de criticar as investigações insinua que há ligações entre certos jornalistas e a PJ».

14 de Junho de 2003: «Mário Soares declara publicamente que não existem provas suficientes para condenar alguns suspeitos do processo de pedofilia e diz que a justiça vai sair-se muito mal».

8 de Janeiro de 2004: «Neste dia, Mário Soares pediu explicações sobre as cartas anónimas e diz ter receio de que o país fique mais um ano sem conclusões. Refere que incluir Jaime Gama no processo é infame porque o considera acima de qualquer suspeita. Chega ao ponto de dizer que o caso pode ter influência sobre o turismo».

Entrevistado na SIC, Mário Soares respondeu na passada terça-feira acusando Pedro Namora de «ser uma pessoa sem credibilidade nenhuma para dizer o que quer que seja» e de querer «vir à tona da publicidade e transformar-se numa vedeta».

A troca de acusações entre as duas personalidades promete manter a polémica acesa. Recorde-se que esta quarta-feira, Ana Teixeira e Silva, a juíza sorteada para a instrução do caso Casa Pia deverá tomar conta do mesmo. Sendo quase certo que a juíza não irá tomar nenhuma decisão sem antes «estudar» atentamente as mais de 13 mil páginas do processo.

Epidemia de vírus informáticos também afecta Portugal

As três variantes do vírus informático Netsky (D,C e B) estão a provocar uma epidemia mundial, estimando-se que circulem milhões de mensagens infectadas que se propagam através do correio electrónico, indicou quarta-feira uma empresa de segurança.

Portugal é o terceiro país do mundo mais afectado pela variante B deste vírus que, ao infectar um computador, se multiplica de forma excessiva para todos os endereços existentes, pondo as redes em risco de colapso.

De acordo com a Panda Software, quatro computadores em cada 100 estão infectados.

Em nota de imprensa, a empresa indica que 95% dos casos desta vaga de vírus acontece em ambiente empresarial devido "à grande rapidez e eficácia de propagação através do correio electrónico".

Nas últimas 24 horas, o Netsky D. tornou-se o vírus mais detectado, registando em Portugal uma taxa de infecção de 3,14%. A variante C ainda tem pouca expressão no país: 0,35%.

O "PUNHETEIRO"

Olá, não podia deixar passar isto em claro. Foi no Azeitão que o "braço direito" do Bibi tocou uma "punhetinha" ao Herman. Segundo o jornal 24 horas, o miudo que era o braço direito do Bibi masturbou até á exaustão o apresentador Herman... Enfim coisas perfeitamente normais nos nossos tempos......

BY Marques da Lomba

FÓRMULA 1

E agora uma excelente notícia, voltamos a ter um piloto português na formula 1.Tiago Monteiro assinou um contrato de um ano como piloto oficial de testes da Minardi-Cosworth para a temporada de 2004 do Mundial de Fórmula 1, que se inicia domingo. A cerimónia de apresentação do piloto português foi realizada hoje na Austrália. È pena que esteja numa das equipa do fundo da tabela, mas o que interessa é estar lá e começar a ganhar calo. Boa Sorte Tiago!!!

BY Marques da Lomba

O ARTISTA

do MARQUES DA LOMBA:

Olá, hoje vamos a mais uma escandaleira do nosso país. O já muito conhecido Sr. Ferreira Torres entrou pelo campo do Marco doidinho para afiambrar o árbitro mas no entanto no final do jogo ainda o acompanhou fazendo de segurança até aos balneários. Enfim temos mais um intocável grande artista!


terça-feira, março 02, 2004

ESPAÇO - CAÇA COMETAS EUROPEU NO ESPAÇO

Caça-cometas Rosetta lançada com êxito à terceira tentativaA sonda científica europeia Rosetta foi hoje lançada para o espaço a bordo de um foguetão Ariane-5, tendo pela frente uma viagem de dez anos até ao cometa Churyumov-Gerasimenko, informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

O lançamento, duas vezes adiado anteriormente, ocorreu às 07:17 (hora de Lisboa) no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

A primeira tentativa, na quinta-feira passada, foi cancelada devido à existência de ventos fortes que, se o foguetão lançador explodisse, espalhariam os destroços por zonas habitadas.

Na tentativa seguinte, sexta-feira, o fracasso deveu-se a um problema técnico no foguetão Ariane-5, nomeadamente uma pequena anomalia na protecção térmica do andar principal criogénico.

O foguetão efectuará um voo de mais de duas horas e um quarto, durante o qual dará uma volta e meia à Terra antes de se separar a mais de 1.300 quilómetros de altitude da sonda que transporta.

A sonda Rosetta, construída pelo consórcio internacional EASD-Astrium no quadro do programa de exploração do sistema solar da ESA, tomará então o rumo do cometa, situado a 500 milhões de quilómetros de distância e ao qual deverá chegar em Agosto de 2014.

Será então que a sonda se posicionará em órbita em torno do cometa e levará a cabo a sua principal missão: estudar o núcleo do Churyumov-Gerasimenko e o seu meio-ambiente.

Para esse efeito, em Novembro de 2014 a Rosetta ejectará o módulo de aterragem Philae até ao núcleo do cometa, onde recolherá informações sobre a sua natureza e composição.

Para a ESA, a importância do estudo dos asteróides e cometas deve-se ao facto de serem objectos primitivos do mesmo tipo dos que deram origem aos planetas e às suas luas, permitindo assim aceder a informações sobre as condições existentes durante a formação do sistema solar há 4,6 mil milhões de anos.

O módulo de aterragem foi fabricado em Colónia sob a égide da agência espacial alemã (DLR) e com contribuições da ESA e de centros de investigação na Áustria, Finlândia, França, Hungria, Irlanda Itália e Reino Unido.

O Philae transportará dez instrumentos científicos com que se pretende descobrir os segredos da sua composição química e física, bem como as suas propriedades magnéticas e eléctricas.

VAMOS AO CINEMA EM COIMBRA

CINEMAS MILLENIUM TEATRO AVENIDA COIMBRA

Cine-teatro "Alguém Tem Que Ceder"
Realizador: Nancy Meyers, com Jack Nicholson, Diane Keaton e Frances McDormand
M/12 - 128 minutos - Comédia / Drama / Romance
Sessões: 14.30, 17.00, 19.30, 22.00, 00.30

Estúdio 1
"Scary Movie 3 - Outro Susto de Filme"
Realizador: David Zucker, com Pamela Lee Anderson, Charlie Sheen e Jeremy Piven
M/12 - 90 minutos - Comédia
Sessões: 14.00, 16.00, 18.00, 20.00, 21.50, 00.15

Estúdio 2
"As Virgens Suicidas"
Realizador: Sofia Coppola, com James Woods, Kathleen Turner e Kirsten Dunst
M/16 - 105 minutos - Drama
Sessões: 19.45

"Gothika"
Realizador: Mathieu Kassovitz, com Halle Berry, Robert Downey Jr. e Charles Dutton
M/12 - 95 minutos - Thriller / Terror
Sessões: 13.45, 15.45, 17.45, 21.45, 00.00

CASTELLO LOPES - C. C. GIRASSOLUM

Sala 1
"Alguém Tem Que Ceder"
Realizador: Nancy Meyers, com Jack Nicholson, Diane Keaton e Frances McDormand
M/12 - 128 minutos - Comédia / Drama / Romance
Sessões: 14.30, 16.45, 19.15, 21.45

Sala 2
"Scary Movie 3 - Outro Susto de Filme"
Realizador: David Zucker, com Pamela Lee Anderson, Charlie Sheen e Jeremy Piven
M/12 - 90 minutos - Comédia
Sessões: 14.45, 17.00, 19.00, 21.30

ALGO DE POSITIVO

Agustina Bessa-Luís homenageada com Prémio Vergílio Ferreira 2004

A escritora Agustina Bessa- Luís foi homenageada segunda- feira na Universidade de Évora (UE) com o Prémio Vergílio Ferreira 2004, numa cerimónia a que assistiu a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho.

A entrega do prémio, pelo reitor da Universidade de Évora, Manuel Ferreira Patrício, culminou uma sessão solene dominada por elogios à obra da escritora, de "elevado mérito", e à evocação de Vergílio Ferreira.

Depois de premiada, Agustina Bessa-Luís preferiu recordar Vergílio Ferreira e os tempos em que o conheceu na cidade de Évora.

Ao decidir por unanimidade galardoar a escritora, o júri do prémio literário considerou Agustina Bessa-Luís "um dos nomes maiores da ficção contemporânea".

FC Porto sofre em Coimbra, mas mantém vantagem sobre Sporting

O líder FC Porto sofreu para derrotar a Académica no Estádio Cidade de Coimbra, por 1-0, no encontro que segunda-feira encerrou 24ª jornada da Superliga de futebol, conseguindo manter a vantagem sobre o segundo classificado, Sporting.

Depois de uma grande exibição frente ao Manchester United, na quarta-feira, os campeões nacionais sentiram muitas dificuldades frente a uma Académica em crescendo de forma e que nunca abdicou de tentar a vitória.

Um golo de "sorte" de McCarthy, o 14º da sua conta pessoal, aos 77 minutos, deu a vitória aos "dragões", mantendo o Sporting a sete pontos. Na marcação de um livre, o sul-africano contou com a "ajuda" de um adversário, que desviou a bola de Pedro Roma.

Na luta pela Europa, o Sporting de Braga perdeu oportunidade de consolidar o quarto posto, depois de empatar, também segunda-feira, a zero com o Alverca, no novo Estádio Municipal de Braga.

Resultados completos da 24ª jornada:


Vitória Guimarães - Nacional, 2-1
Belenenses - Boavista, 1-1
Sporting - Marítimo, 1-0
Paços Ferreira - Rio Ave, 1-2
Estrela Amadora - Beira-Mar, 2-2
União Leiria - Gil Vicente, 2-2
Benfica - Moreirense 1-1
Sporting Braga - Alverca, 0-0
Académica - FC Porto, 0-1

VAI UM CHUTO?

E se fosse um cidadão comum?

Como é que é possível assistir a um chorrilho de má educação e prepotência como aquilo com que estes dias temos sido presenteados pelo Avelino Ferreira Torres.
Aqueles GNR estavam apavorados com a ideia de terem de retirar dali aquele criminoso.
Ele é o Presidente da Câmara Municipal, o estádio tem o seu nome, foi ele que comprou o equipamento destruído, é ele que paga alguns (ou todos) ordenados do Marco, ele é proprietário de metade do seu concelho, ele começa a ser julgado amanhã designadamente por alegado crime de peculato.
...

segunda-feira, março 01, 2004

CONCORDO (excepto para quem vai a conduzir)

Estudo médico
Estudo médico importante!

a) No Japão são consumidas muito poucas gorduras e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

b) Por outro lado, na França consomem-se muitas gorduras e, ainda assim, o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

c) Na China, bebe-se pouco vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

d) Na Espanha bebe-se muito vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

e) Na Argélia f***-se muito pouco e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

f) No Brasil f***-se muito e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

CONCLUSÃO: Beba, coma e f*** à vontade, pois o que mata é falar inglês!

O B-A-BA da nossa infância

De facto; só vendo.
Convido todos a passar por Miranda do Corvo e a visitarem as placas de sinalização de obras recentemente colocadas em zonas estratégicas (designadamente junto à Biblioteca Municipal) e as suas escritas pré-históricas (não sei se já terá havido a dignidade de mandar retirar aquelas vergonhas - ENTREVENÇÃO na zona histórica da Vila e estrada INTERRUMPIDA por motivo de obras)

NÃO É MÁ A CLASSIFICAÇÃO ...

Estudo aponta Portugal como o 16º país mais globalizado do mundo

Portugal é o 16º país mais globalizado do mundo, à frente da Alemanha, Itália e Japão, segundo um estudo da consultora A.T.Kearny, divulgado esta segunda-feira.

O índice de globalização da consultora - que se baseia em 14 variáveis, como fluxos de capital, atracção de investimento directo estrangeiro ou tráfego telefónico - ordena 62 países que representam 96% da riqueza produzida mundialmente e 84% da população mundial.

No topo da lista dos mais globalizados está a Irlanda, seguida de Singapura, Suíça e Holanda e atrás de Portugal, em 18º lugar, está a Alemanha, melhor do que a Itália (em 25º) e do que o Japão (29º).

O comunicado da A.T.Kearney atribui o resultado "à boa prestação do país em termos de integração económica, contacto interpessoal, conectividade tecnológica e compromissos políticos".