quinta-feira, maio 13, 2004

História

A fundação do município de Miranda do Corvo remonta aos primórdios da nossa nacionalidade, quando D.Afonso Henriques concedeu a carta de firmeza e de foro a Miranda , a Uzberto e esposa, em 19 de Novembro de 1136. A importância estratégica de Miranda foi reconhecida pelo monarca que decidiu reconstruir o castelo arrasado vinte anos antes pelas tropas sarracenas do temível Ibne Taxfine, que passou à espada os seus defensores. Erguendo-se o castelo no morro ladeado a nascente e sul pelos rios Alheda e Dueça, este dominava a saída dos vales destes rios e a passagem natural entre a Estremadura e as Beiras, já referida pelos Romanos, que era a estrada de Tomar a Foz de Arouce, cujo perfil ainda se detecta em alguns pontos, designado por Estrada Real.

TENS RAZÃO!

Só hoje tomei conhecimento desta original iniciativa, a qual me mereceu o devido destaque:

25 de Abril Celebrado de Carroça
Um antigo autarca do PSD de Miranda do Corvo participou ontem nas comemorações locais do 25 de Abril, passeando junto à câmara numa carroça puxada por um burro, gesto que assumiu como crítica à actual situação do país. "Continuamos a andar a passo de burro em relação à Europa. Temos a liberdade, mas faltam-nos muitas coisas", declarou à Lusa o empresário Eduardo Moita, que foi presidente da Junta de Freguesia de Miranda no tempo em que Cavaco Silva era primeiro-ministro e se desvinculou depois do PSD. Às 11h00, quando a Filarmónica Mirandense actuava na Praça José Falcão (nome de um destacado republicano natural do concelho), Eduardo Moita, com uma neta de cinco anos à ilharga, apresentou-se para ouvir o concerto na carroça. "Tem sido a gargalhada geral", contou o bem humorado empresário, de 55 anos, divertido com o inédito passeio comemorativo dos 30 anos da Revolução dos Cravos."Cada um interpreta isto como entender", comentou.

Preço da gasolina - Vigaristas

De acordo com Abel Mateus
Liberalização acresce 2,1% ao preço da gasolina
[ 2004/05/13 | 08:13 ] Editorial - Agência Financeira.com


A Autoridade da Concorrência está a analisar os vários tipos de contrato entre as petrolíferas e as gasolineiras por haver suspeita da existência de cláusulas que violam a lei da concorrência.

O presidente da Autoridade da Concorrência afirmou, ontem na Comissão Parlamentar de Economia e Finanças, que apesar de não haver evidências de concertação de preços entre as gasolineiras, com o sistema de preços livres, a gasolina fica 2,1% mais cara do que se tivéssemos preços regulados. Uma situação que só se verifica desde Abril, noticia o Jornal de Notícias.

Segundo a mesma fonte, a Autoridade da Concorrência (AC) está a analisar os vários tipos de contrato entre as petrolíferas e as gasolineiras por haver suspeita da existência de cláusulas que violam a lei da concorrência. A informação foi avançada pelo presidente da AC na Comissão Parlamentar de Economia e Finanças, tendo dito ainda aos deputados que a recente escalada de preços dos combustíveis fica a dever-se à subida dos preços internacionais, não podendo concluir-se que a culpada seja a liberalização.

Na prática, a AC está a tentar averiguar se há ou não liberdade suficiente, por parte das gasolineiras, para fixar o seu preço de venda ao público e concorrer com os postos de abastecimento da sua zona. Mas, adiantou Abel Mateus, a diversidade dos tipos de contratos torna-a uma matéria complexa. Caso conclua haver contratos com cláusulas ilegais, a AC vai denunciá-los e aplicar coimas.

Sobre a investigação de concertação de preços, Abel Mateus referiu então não haver evidências de tal situação e mostrou que, com o sistema de preços livres, a gasolina fica 2,1% mais cara do que se tivéssemos preços regulados, mas esta situação só se verifica desde Abril. A falta de concorrência efectiva faz com que, em média, os preços nas auto-estradas sejam até 10 cêntimos mais elevados do que nos centros comerciais. A AC propõe, por isso, a introdução de critérios de concorrência para a instalação de novos postos e que nas rodovias sejam colocados painéis com informação sobre os preços praticados nas várias bombas. Pretende ainda que o Governo autorize as grandes superfícies comerciais a instalar postos de abastecimento.

quarta-feira, maio 12, 2004

FORÇA SOFIA! vamos lá!

O Festival Eurovisão da Canção é sem dúvida um espaço privilegiado onde a música portuguesa adquire um estatuto internacional. Isto num espectáculo onde o glamour, o brilho e o suspense nos fazem sonhar e viajar pelos encantos da música.


O palco da 49ª.Edição é Istambul, na Turquia, e tem a particularidade de se realizar em duas etapas, a 12 e 15 de Maio, às 20h.

Sofia Vitória, a grande vencedora da Operação Triunfo II, vai representar Portugal no Festival da Eurovisão com a canção escolhida pelos portugueses "Foi Magia", com letra e música de Paulo Neves.

No dia 12 de Maio actuam os representantes de 22 países, entre eles Sofia defendendo as cores nacionais.
Através de Tele-Voto serão escolhidas 10 canções, que passarão à fase final, ficando eliminadas 12.

No dia 15 de Maio, na Final, estarão as 14 canções que ficaram melhor classificadas no Festival do ano anterior, às quais se juntam as 10 apuradas na fase de qualificação realizada a 12 de Maio.


O seu voto è essencial para Portugal alcançar um bom resultado.
Com a sua ajuda e apoio Sofia promete defender da melhor forma, as cores do nosso país.

Contamos consigo!

será

será?

oObrigado

obrigado

Está bem?

Cheney classifica sevícias nas prisões de «falha grave»
O vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, classificou as sevícias infligidas aos presos iraquianos por soldados dos Estados Unidos como «uma falha grave», mas salvaguardou a resposta dos responsáveis do Pentágono ao escândalo.

«Houve uma espécie de falha enorme que deve ser objecto de um inquérito minucioso e de medidas para fazer com que tal não volte a acontecer», defendeu Dick Cheney (na foto).

O vice-presidente e o presidente, George W. Bush, visitaram, na segunda-feira passada, o Pentágono, onde puderam ver as fotografias dos abusos cometidos por soldados norte-americanos contra prisioneiros iraquianos.

Para Cheney, tais imagens são «muito duras» e revelam que «há pessoas a cometer actos chocantes».

«Penso que é igualmente importante sublinhar que os abusos foram tornados públicos pela hierarquia militar. Foram objecto de um inquérito militar. Isto não surgiu de revelações da imprensa»m, acrescentou o vice-presidente.

HOJE É DIA MUNDIAL DA FIBROMIALGIA

Fibromialgia afecta 200 mil portugueses
Pelo menos 200 mil portugueses sofrem de fibromialgia, uma doença crónica nos músculos e nos ossos cujo dia mundial é hoje assinalado. A doença tornou-se mais conhecida quando personalidades públicas se assumiram como doentes.



O Dia Mundial da Fibromialgia foi assinalado, em 2003, com o lançamento da Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndroma da Fadiga Crónica (Myos).

Um ano depois, segundo a vice-presidente da associação, Maria João Freire, o trabalho desenvolvido pela Myos ajudou os doentes a serem devidamente encaminhados para os serviços de saúde adequados.

Duas personalidades mediáticas, a mulher do primeiro-ministro, Margarida Sousa Uva, e a jornalista Maria Elisa Domingues tornaram pública uma doença que, até então, era pouco conhecida, apesar de afectar cerca de 200 mil pessoas em Portugal.

A fibromialgia é uma doença crónica que afecta o sistema musculo-esqueléctico, surge frequentemente entre os 30 e os 50 anos embora, segundo Maria João Freire, estejam a aparecer muitos doentes em faixas etárias mais jovens.

Entre os principais sintomas contam-se as dores musculares e articulares, fadiga crónica, insónias, dores de cabeça, dormência e formigueiros nas extremidades do corpo.

Bom dia

Vamos a ver se não chove

terça-feira, maio 11, 2004

VÃO À BRUXA!

«Prognóstico muito reservado» para Bruno Baião, diz médico do Benfica
[ 2004/05/11 | 15:07 ] Redacção MaisFutebolBruno Baião,


júnior do Benfica hospitalizado de urgência esta terça-feira, encontra-se «em estado de inconsciência» e o prognóstico é considerado «muito reservado» e o «estado considerado grave», afirmou João Paulo Almeida, médico dos «encarnados» à Lusa.

O futebolista já tinha parado há dois anos por problemas cardíacos, segundo apurou o Maisfutebol.

MIRANDA DO CORVO 1822

Tanto a água do Lameiro do Vasco, como do Val de Avenco, digo de Avença se porão em conta no primeiro de Junho, pelas seis horas da manhã, devendo a do Lameiro do Vasco seguir o giro que lhe fica determinado pelo espaço de sessenta e quatro horas e meia, da do Val de Avença, ter regado quanto fica superior ao açude; durante o espaço das mesmas sessenta e quatro horas e meia; finada a qual se deve reunir uns e outros no dito açude para seguirem igualmente o giro determinado, findo o qual tornará de novo a principiar na mesma ordem. Toda a água que ficar correndo e vier ter no açude no espaço das sessenta horas e quatro horas e meia acima desta ficará pertencendo à terra de Manuel de Almeida além das horas que lhe ficam distribuídas. Quem por causa de si não reunirem as águas no açude no tempo aprazado; quem regar sem dever, quem kkk kkk ao rego da água, deverá ser multado na pena de dois mil e quatro centos reis pagos da kkk. E por esta maneira houveram este auto por findo e acabado conforme entenderam as suas consciências debaixo do juramento que haviam recebido e assignaram. Eu José Dias germano, Escrivão do kkk Judicial e Notas que no impedimento do respectivo o escrevi e assignei, José Dias Germano. José Francisco Lopes Monteiro, Joaquim Victorino da Silva.

PARABENS

ARTES PLÁSTICAS
Salvador Dali nasceu há 100 anos

Ficou famoso pelos relógios derretidos e pelos elefantes com patas de aranha entre outras imagens surrealistas. Nasceu há um século, na Catalunha. Salvador Dali, o homem e a obra são hoje evocados na sua terra natal.

Salvador Dali é um dos artistas mais conhecidos do século XX. Nasceu, em 1904, na cidade catalã de Figueres e aí morreu, em 1989.

Foi um homem excêntrico, com o seu rosto moreno, os olhos esbugalhados e os longos bigodes levantados nas pontas, tornou-se uma espécie de ícone da irreverente arte surrealista.

O REGRESSO

Estou de volta.
mais descansado e à procura de novas ideias